Apesar
de bastante interessante e, digamos assim, atrativo, o sistema utilizado no
side apresentado neste vídeo não é padrão. Nem sempre se tem toda essa
"flexibilidade" ao pilotar uma motocicleta conectada a um side-car. A
possibilidade de se fazer uma curva como se estivéssemos livres do
"carrinho" é a parte mais convidativa, porém, esta empolgação toda fica
para trás ao ver o vídeo por completo. Repare que, em vários momentos, ao
inclinar a motocicleta para o lado direito, nosso piloto tira os pés do pedal
da moto e passa para o side-car
Provavelmente o trajeto todo tenha sido filmado
com uma câmera "olho de peixe", talvez uma Go Pro (170º de ângulo de
visão) ou algo assim, equipamento que acaba distorcendo um pouco os cantos da
imagem, o que dá a impressão de uma maior inclinação para o lado de fora
(esquerdo). Ainda assim, garanto que a pilotagem é completamente diferente
quando desconectado do carrinho e, para conseguir fazer curvas com eficiência,
você terá que deitar sua magrela, sim!
Em todo caso, não estamos dizendo para colocar ou não um side-car em sua moto. Pretendemos apenas mostrar algumas características deste carrinho. Lembramos que freios e luzes (pisca e de freio) são importantes no side e que, em alguns casos, é preciso instalar um sistema específico no guidão da moto para não comprometer a sua pilotagem. E não podemos deixar de mencionar que, no Brasil, exige-se documentação específica para o side-car.
6 Comentários:
Se não fosse pela excessiva burocracia, certamente os side-cars teriam maior aceitação no mercado brasileiro e, possivelmente, faria com que mais usuários que atualmente se restringem ao carro passassem a ver na moto uma alternativa eficiente. Uma atitude menos hostil perante os motociclistas em geral também seria uma possível conseqüência de um reconhecimento mais amplo das utilidades da motocicleta. Eu mesmo devo admitir que já fui um tanto desfavorável ao side-car mas pesando prós e contras acabei por desenvolver outra opinião.
Fiz um em casa ,projeto meu agora a luta vai ser pra documentar muita burocracia
Fiz um em casa ,projeto meu agora a luta vai ser pra documentar muita burocracia
rubens, tenho muito interesse em um, mas e a burocracia, como ficou, da umas dicas???
Não é tão burocrático assim, o Side-Car é autorizado em lei e você deve instalar o side na moto, levar ao Inmetro para receber o selo, depois ir ao CRVA da sua cidade para vistoria e reemissão do documento da moto constando a alteração do veículo. São 3 passos ( instação, Inmetro e CRVA). Espero ter tornado um pouco mais fácil a visualização de todo o processo.
Minha única dúvida cruel é se o Side não força demais o quadro da moto, já que ele é preso por alí...alguém tem alguma informação sobre isso?
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