Apresentada à imprensa em setembro de 2002, a XTZ 125
2003 nasceu atendendo ao Programa de Controle da Poluição do Ar por
Motociclos e Veículos Similares (PROMOT) e em 2009, assim como sua irmã
XTZ125X acata a fase 3 do Programa, além de receber atualizações nos
componentes e visual.
Para 2011 os modelos tiveram alterações nos gráficos e na cor e acabamento de alguns componentes.
O propulsor, comum a ambas, é um monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar, que desenvolve 10 cv a 7.500 RPM de potência e torque de 1,0 kgf.m a 6.000 RPM. Os desenvolvimentos e soluções técnicas desse motor são comprovados pelo eficiente sistema de contra pesos acoplados ao eixo do virabrequim, denominado de Balance Engine, que praticamente eliminam as vibrações características aos motores monocilíndricos e pelo prático sistema centrifugo de filtragem de óleo, que não requer a substituição do elemento do filtro de óleo.
O carburador Mikuni tipo BS 25 com acionamento do “segundo estagio” a vácuo, e sensor de posição do acelerador, funciona sem falhas e com menor consumo de combustível e em conjunto com o novo CDI-DC proporciona respostas rápidas, economia de combustível e menor índice de emissões de gases poluentes.
Visualmente, a XTZ 125 mantém as linhas características dos modelos off-road da Marca dos três diapasões, enquanto que a XTZ 125X apresenta elementos presentes nos modelos on-off e on-on Road como pára-lama mais curto, rodas raiadas de 17 polegadas, proteção das bengalas em material injetado em preto fosco de forma triangular, se diferenciando do guarda-pó sanfonado na XTZ 125.
O conjunto óptico também acompanha o estilo urbano e moderno da Yamaha XTZ 125X, com os piscas brancos em formato oval – na XTZ 125 leva pisca retangular com lente amarela e espelhos retrovisores convencionais em preto, enquanto na “X” são redondos com haste cromada, outro detalhe são as pedaleiras dianteiras retrateis do tipo off-road com protetores de borracha.
Se a ciclística da Yamaha XTZ 125 é perfeita para todo-terreno, nada mais natural que a XTZ 125X priorizar o comportamento dinâmico para o circuito “urbano”. Quando comparada com a sua irmã XTZ 125, a “X” tem entre eixos e trail maior (1.345 mm) e (112 mm), respectivamente e o ângulo de cáster diminuiu para 27o. As rodas tem 17 polegadas de diâmetro e são calçadas com pneus “street” da marca Pirelli 100/80 – 17 MC 52P na dianteira e 110/80 – 17 MC 57P na traseira, enquanto a irmã de uso misto leva roda de 21 polegadas com pneus 80/90-21 48T MT90 na dianteira e roda de 18 polegadas e pneus 110/80-18 58T MT90 na traseira.
Um detalhe que dissemina ainda mais o conceito “X” são os cubos das rodas, balança e o garfo dianteiro pintados na cor preta, além de um par de espelhos exclusivos.
A ergonomia também foi estudada e aplicada em relação ao posicionamento dos braços e pernas, assim como um banco longo que avança sobre o tanque de combustível. Se comparada a XTZ 125, a Yamaha XTZ 125X está com o assento mais próximo ao solo; são 215 mm ante 265 mm de altura.
Ainda em comum aos dois modelos; a suspensão dianteira do tipo telescópica com mola e óleo, a traseira leva braço oscilante em aço de alta resistência e exclusivo sistema Active Monocross de amortecimento. O freio dianteiro é composto por monodisco ventilado com 220 mm de diâmetro com acionamento hidráulico e pinça com dois pistões, a traseira é equipada com um freio a tambor de 130 mm de diâmetro e chassi do tipo Diamante.
Para 2011 os modelos tiveram alterações nos gráficos e na cor e acabamento de alguns componentes.
O propulsor, comum a ambas, é um monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar, que desenvolve 10 cv a 7.500 RPM de potência e torque de 1,0 kgf.m a 6.000 RPM. Os desenvolvimentos e soluções técnicas desse motor são comprovados pelo eficiente sistema de contra pesos acoplados ao eixo do virabrequim, denominado de Balance Engine, que praticamente eliminam as vibrações características aos motores monocilíndricos e pelo prático sistema centrifugo de filtragem de óleo, que não requer a substituição do elemento do filtro de óleo.
O carburador Mikuni tipo BS 25 com acionamento do “segundo estagio” a vácuo, e sensor de posição do acelerador, funciona sem falhas e com menor consumo de combustível e em conjunto com o novo CDI-DC proporciona respostas rápidas, economia de combustível e menor índice de emissões de gases poluentes.
Visualmente, a XTZ 125 mantém as linhas características dos modelos off-road da Marca dos três diapasões, enquanto que a XTZ 125X apresenta elementos presentes nos modelos on-off e on-on Road como pára-lama mais curto, rodas raiadas de 17 polegadas, proteção das bengalas em material injetado em preto fosco de forma triangular, se diferenciando do guarda-pó sanfonado na XTZ 125.
O conjunto óptico também acompanha o estilo urbano e moderno da Yamaha XTZ 125X, com os piscas brancos em formato oval – na XTZ 125 leva pisca retangular com lente amarela e espelhos retrovisores convencionais em preto, enquanto na “X” são redondos com haste cromada, outro detalhe são as pedaleiras dianteiras retrateis do tipo off-road com protetores de borracha.
Se a ciclística da Yamaha XTZ 125 é perfeita para todo-terreno, nada mais natural que a XTZ 125X priorizar o comportamento dinâmico para o circuito “urbano”. Quando comparada com a sua irmã XTZ 125, a “X” tem entre eixos e trail maior (1.345 mm) e (112 mm), respectivamente e o ângulo de cáster diminuiu para 27o. As rodas tem 17 polegadas de diâmetro e são calçadas com pneus “street” da marca Pirelli 100/80 – 17 MC 52P na dianteira e 110/80 – 17 MC 57P na traseira, enquanto a irmã de uso misto leva roda de 21 polegadas com pneus 80/90-21 48T MT90 na dianteira e roda de 18 polegadas e pneus 110/80-18 58T MT90 na traseira.
Um detalhe que dissemina ainda mais o conceito “X” são os cubos das rodas, balança e o garfo dianteiro pintados na cor preta, além de um par de espelhos exclusivos.
A ergonomia também foi estudada e aplicada em relação ao posicionamento dos braços e pernas, assim como um banco longo que avança sobre o tanque de combustível. Se comparada a XTZ 125, a Yamaha XTZ 125X está com o assento mais próximo ao solo; são 215 mm ante 265 mm de altura.
Ainda em comum aos dois modelos; a suspensão dianteira do tipo telescópica com mola e óleo, a traseira leva braço oscilante em aço de alta resistência e exclusivo sistema Active Monocross de amortecimento. O freio dianteiro é composto por monodisco ventilado com 220 mm de diâmetro com acionamento hidráulico e pinça com dois pistões, a traseira é equipada com um freio a tambor de 130 mm de diâmetro e chassi do tipo Diamante.
A linha XTZ 125 2011 está à venda em toda Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha, nas cores preta, azul e vermelha, a versão “X” nas cores preta ou laranja, oferecendo a melhor relação custo-benefício entre as motocicletas de sua categoria.
OBS.: Melhor Negócio é uma ampla pesquisa de mercado
apresentada aos leitores da Revista Motociclismo Magazine da Motorpress
Brasil Editora, em todo o País. Realizados há cinco anos consecutivos, e
em sua quinta edição apresentou aqueles modelos que dentro da sua
categoria, destacam-se na ponta do lápis e são garantia de bons
negócios.
Fonte - Texto e Foto: das Acessorias
Fonte - Texto e Foto: das Acessorias
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